O Quilombo São José da Serra
O quilombo São José da Serra é uma comunidade descendentes de escravos que está localizada no interior do estado do Rio de Janeiro, na cidade de Valença, e faz parte de um universo quilombola de 13 comunidades no estado e mais de 1000 comunidades espalhadas por todo o Brasil.
Quilombo não é algo que fazia parte apenas do nosso passado escravista. Tampouco se configura como comunidade isolada, no tempo e no espaço, sem qualquer participação na sociedade. Pelo contrário, hoje as comunidades mantêm se vivas e atuantes, divulgando sua cultura negra, e lutando pelo direito de propriedade de suas terras consagrado pela Constituição Federal desde 1988.
O Quilombo São José existe a cerca de 150 anos e é o mais antigo do estado. Cerca de 200 quilombolas moram no local, em suas casas de adobe ou pau-a-pique e telhado de palha. O trabalho em conjunto na agricultura de subsistência, o catolicismo, a umbanda, o artesanato tradicional, o fogão à lenha, o Jongo e o Terço de São Gonçalo fazem parte do cotidiano dos moradores desde a chegada dos seus antepassados na fazenda, por volta de 1850.
Nessas terras, os negros de São José constituíram um núcleo religioso e cultural procurado não só pelos moradores das cidades próximas, mas de vários outros pontos do Brasil e do mundo que visitam a comunidade ao longo do ano.
Visitar São José é uma viagem ao passado com direito à uma bela receptividade de seus senhores, senhoras, jovens e crianças que nos recebem com alegria, simpatia e satisfação, sempre convidativos a nos sentar nos sofás de suas casas, tomar um café, e passar uma bela tarde de conversa.
21 Comments:
A fotografia é cpaz desas coisas, pelas imagens agora, conheço um pouco da história deles.
Parabens Fernando, parece que voce morou lá durante um ano. me emocionei de vier meus irmão retratados com tanta beleza, tanta sensibilidade. Obrigado ! Grande abraço, Marcos André
gostei muito das fotos, muito mesmo! Parabéns! A que eu mais gostei é a da sombra da igreja com o menino. Ano passado no 13 de maio, eu estive lá e também tirei algumas. ;-)
Parabéns por esse blog, está bonito demais. Muito importante a valorização de comunidades como essa para a fortificação da luta pela terra em todo território nacional.
Realmente as fotos são de uma beleza rara, eternizando um momento tão importante da nossa história.
Estou muito afim de conhecê-los.
André.
Olá! Eu gostaria de comprar o CD ou DVD (caso vocês tenham) do Jongo de Valença, mas não encontro em lugar nenhum da net. Estou tentando comprar on-line por que aqui onde moro (Fortaleza/Ceará) não vou encontrar mesmo! Alguma dica de onde eu vou achar?
Ah! e parabéns pelo blog...
Lindas fotos!
Olá, parabéns pelo trabalho. Gostaria de saber como fazer para visitar a comunidade de São Josè da Serra com meus alunos do Ensino Médio. Estamos fazendo um projeto sobre mudanças de clima e nosso próximo tema será sobre agricultura. Gostaríamos de saber em relação a todos os tipos de plantações que há na coomunidade.
Olá, gostaria de saber como posso agendar uma visita a comunidade de Sâo José da Serra.Sou professora de uma escola estadual de ensino médio e estamos desenvolvento um projeto sobre mudanças climáticas. Nosso objetivo é saber sobre atividades com a agricultura plantada no local. Estamos coletando informações sobre doces caseiros de compotas.
Aguadarei uma resposta positiva por email: v_plaisant@oi.com.br
Parabéns pelo blog.
Olá, gostaria de saber como posso agendar uma visita a comunidade de Sâo José da Serra.Sou professora de uma escola estadual de ensino médio e estamos desenvolvento um projeto sobre mudanças climáticas. Nosso objetivo é saber sobre atividades com a agricultura plantada no local. Estamos coletando informações sobre doces caseiros de compotas.
Aguadarei uma resposta positiva por email: v_plaisant@oi.com.br
Parabéns pelo blog.
Fotos maravilhosas. Parabéns ao profissional.
Muito boas fotos!
também estou fazendo um trabalho de fotografia lá... é um universo muito rico, com pessoas boas de verdade.
adorei!
ADOREI AS FOTOS...
FICARAM LINDAS...
ESTIVE LÁ E PUDE PRESENCIAR ESSAS PESSOAS MARAVILHOSAS...UM GRADE ABRAÇO...
Imagens impactantes, fiquei emocionado, O Brasil precisa conhecer mais o seu passado.
Simplesmente lindo!
mt linda as fotos, estive nesse quilombo em 16 maio de 2009.
Gostaria que o Projeto incluir do goverdo federal junto com uma Universidade mais perto da comunidade, olhasse para a saúde desse povo. La tem um menino que quase não encherga, fiquei mt preocupada, A Infe, UFF, poderia chegar mais, e levar essa criança até um banco de olhos. O menino poderá desenvolver-se plenamento desde q tenha ajuda. obrigada. Eva RS. salvadorilha@yahoo.com
Gostaria de utilizar algumas de suas fotos na minha monografia, que trata sobre a teatralidade presente no jongo. Responda pelo email, se possível: carolineacunha@yahoo.com.br
Desde já agradeço! É de muita sensibilidade e qualidade seu trabalho.
Este é um dos lugares mais lindos que já conheci e com uma força magnetismo que só encontrei neste lugar.
Parabéns a todos que lá moram e lutam para manutenção de nossa cultura afro-brasileira.
Fantásticas as fotos!
Realmente, través delas foi possível conhecer mais dessa comunidade, desse povo...
Mais que isso: estou com muita vontade de conhecer pessoalmente. Como posso fazer?
Salve!
Meu nome é Carlos Alberto e desde cedo ouvi falar no Quilombo São José.
Freqüento desde pequeno, Valença (...onde reside toda família de meu pai) e Conservatória, sempre ouvindo sobre o respeito à tradição e as raízes deste local e o seu “povo”, o que sempre me acendeu uma imensa curiosidade.
Hoje, com 42 anos, me tornei UMBANDISTA (há cerca de 8 anos) e gostaria de saber mais sobre a sua história e, conhecer, se possível, o Quilombo. Soube também, em Valença, que existem festividades em determinadas épocas do ano. Existem outros motivos de ordem pessoal e espiritual que me levam a procurá-los.
Podem me enviar informações?....se possível me enviar algum número de telefone para que possa me comunicar?
obrigado
carlosabruzzini@msn.com /
Estive recentemente neste quilombo com um grupo da faculdade e é realmente fantástico.Um contato com a nossa cultura que todos deveriam ter.
Estarei no quilombo no próximo final de semana com um grupo da UFJF. Estou ansiosa!!! Bjs!!!
Que alegria em achar esse blog! sou de Conservatória, pertinho de lá! a festa já faz parte da comemoração do meu aniversário que é no mesmo mês! fiquei cheia de saudade, vi nas fotos pessoas proximas da minha familia, vou passar uma foto p/ as filha dele...
Não sei se vou fds que vem! mas que seja alto-astral como sempre! se precisarem de informações, eu posso ajudar!
Post a Comment
<< Home